Sous vide caseiro

Salmão preparado em uma adaptação caseira de sous vide – cozimento de baixa temperatura a vácuo – e servido com manteiga de especiarias.

A receita veio do New York Times, que fez uma reportagem sobre possíveis adaptações caseiras de receitas do “Modernist Cuisine”, livro de Nathan Myhrvold que é a mais profunda pesquisa científica sobre alimentos já publicada.

O preparo se dá com água quente, mas não em temperatura equivalente ao fogo. É só temperar um filé de salmão com azeite, sal e pimenta do reino e colocá-lo em um saco plástico, que é mergulhado em água quente até que o ar seja expelido dessa embalagem. Ele vai ficar na água morna por pouco mais de 25 minutos até atingir o ponto perfeito.

A temperatura ideal para o cozimento deve ser mantida em torno de 113º F, ou 45º Celcius. A forma mais fácil de atingi-la foi usando a torneira elétrica que existe na cozinha, que dificilmente libera água a mais de que 116ºF. É preciso ter um termômetro de cozinha para monitorar, e controlar para que a água nem esfrie nem esquente demais.

Após este preparo, o salmão mantém totalmente seu sabor e fica com uma textura excepcional, nem totalmente cru nem totalmente cozido, se desmanchando.

Para finalizar, o peixe é passado em uma manteiga derretida com especiarias (avelãs – usei amêndoas -, cominho, gergelim, camomila, gengibre em pó e pimenta). O sabor fica incrivelmente diferente e intenso, acompanhando muito bem o peixe.

Ver a receita e vídeo no site do NYT

About these ads

Uma resposta para “Sous vide caseiro

  1. Nossa…esse prato tá mega elaborado hein..ehehe outro dia fiz aquela sua massa folhada de salmão..ficou boom…mas esse aí nem vou arriscar não…kkkk Bjoks,
    Lu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s