Pão, carne e queijo

”O verdadeiro sanduíche de carne e queijo é preparado na hora, coberto com queijo, provolone ou cremoso, e espera em um embrulho pingando com gordura. Parece nojento? Então você não é desta cidade.”

O sanduíche de queijo e carne do 99 miles to Philly

A cidade em questão é a Filadélfia, no Estado vizinho, da Pensilvânia. É de um site oficial deles a descrição acima, que detalha o que é o prato mais representativo deles, o Cheesesteak, sanduíche de queijo e carne, gorduroso, delicioso e que ainda bem que existe em vários outros lugares do país, não apenas na Filadélfia. Mesmo assim, ervido em outros lugares, ele recebe o nome da cidade, sendo conhecido como Philly cheesesteak.

Tem uma lanchonete especializada apenas neste sanduíche a poucos metros da casa novaiorquina do Monstro. Chama-se 99 miles do Phillys, em referência à curta distância entre as duas cidades. O cardápio oferece apenas cheesesteaks em versões simples, podendo incluir ou retirar alguns acompanhamentos (pode fazer até uma versão vegetariana). Cada sanduíche custa US$ 6,50, e é mais de que uma refeição.

O sanduíchão se divide em dois pedaços, e enche qualque barriga

Dentro de um pão que parece uma baguete macia (quase como um grande pão de cachorro quente) vem um belo punhado de carne finamente fatiada e refogada (com cebola ou sem, mas com é melhor), e queijo derretido. Diferentemente das imagens tradicionais do sanduíche, o queijo cremoso  não consegue deixar o sanduíche amarelado, mas seu sabor é fácil de ser sentido como acompanhamento. Os clientes podem escolher queijo cremoso, americano ou provolone. Entre os dois últimos, o americano é o que combina melhor.

De fato, é gorduroso, é grande, é muito bom. Lembra um pouco o tradicional cachorro quente servido em festas infantis no Recife, onde no lugar da salsicha há carne moída com molho de tomate. Aqui nos EUA a carne não é moída, mas finamente fatiada, e não leva tomate, mas o sabor forte da carne deixa alguma lembrança de um no outro.

O cheesesteak da 99 miles já foi apontado por revistas de NY como o melhor da cidade. O sanduíche, segundo o site About da Filadélfia, foi inventado nos anos 1930, por Pat’s steaks. Reportagens da imprensa americana contam que, em sua cidade de origem, ela ganha o nome da lanchonete antes do cheesesteaks, sem precisar falar da cidade.

About these ads

Uma resposta para “Pão, carne e queijo

  1. No Travel Channel, o programa Steak Paradise apresentou a história do “steak sandwich” como conhecido na origem, na Filadélfia. O dono do Pat, restaurante original, diz que o lugar era especializado em cachorros uentes, e que os próprios funcionários, cansados dos hot dogs, foram ao açougue, compraram carne fatiada e grelharam na mesma chapa da salsicha. Um taxista teria passado, visto e pedido um sanduíche daquele, elogiando e criando o prato símbolo da principal cidade da Pensilvânia.

    Diferentemente do 99 miles, os sanduíches por lá são feitos não com a carne quase moída, mas com finas e grandes fatias de ribeye.

    Segundo o Travel Channel, Steak Sandwich foi o primeiro a tirar a carne, o steak, bife, do prato em que era servido como refeição, adaptando à realidade “on the go”, transformando o bife em fast food.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s